quinta-feira, março 24, 2005

Fórum ANEM

Depois de ter criado o site e o blog, a ANEM esta semana inaugurou o seu fórum oficial.
Tens o link para o forum no site e aqui no blog
Faz-te ouvir!!!
A tua opinião tem valor para nós...

quarta-feira, março 09, 2005

Departamento de Saúde Pública da ANEM - Muito mais que associativismo

Há desafios que surgem de mansinho, sem que nos apercebamos nem de onde vêm, nem as razões pelas quais os aceitamos. O meu percurso nas lides associativas começou mais ou menos por acaso, à conta de alguém que, sem me conhecer profundamente como pessoa, viu em mim um elemento que poderia contribuir com algo, e que sem ter antes contactado com o meu trabalho, acreditou e depositou confiança nas minhas potencialidades. Uma sucessão de ocorrências como esta colocaram-me em Dezembro último face a uma decisão, a de me candidatar ou não à Coordenação Nacional do Departamento de Saúde Pública da ANEM.
Sempre acreditei que um espírito jovem, quando associado a uma posição crítica perante o Mundo, é uma arma poderosa capaz de transformar a realidade. Quando se reúnem estas condições na esfera do associativismo, podemos aspirar a produzir influências e a induzir mudanças nas mentalidades e nos procedimentos, isto essencialmente com recurso à acção. Não acredito em descontinuidades radicais e mudanças fracturantes de paradigmas, mas acredito que podemos fazer algo e que o somatório das contribuições pode tornar o Mundo um pouco melhor todos os dias.
Uma das áreas em que a acção tem um impacto importante é também uma das áreas da Saúde com uma mais marcada história de negligência e de falta de atenção; refiro-me à área da Saúde Pública. Apesar de se tratar de um conceito relativamente moderno quando comparado com outros do Universo da Medicina, tem demorado a sua real aplicação, quer pelos clínicos, quer em termos de opções políticas e de estratégia de Saúde. Começa agora a compreender-se que melhor que resolver um problema, é evitá-lo, e melhor ainda é promover as defesas contra esse problema. Esta forma de pensar tem duas consequências de base que importa realçar. A primeira tem que ver com o facto de a promoção da Saúde ter como resultado uma população melhor preparada para os desafios do dia-a-dia, mais confiante com as suas potencialidades, mais produtiva e emocionalmente mais estável. A segunda tem que ver com aspectos financeiros, uma vez que as medidas de promoção da Saúde e profilaxia da doença custam uma fracção do que custam as práticas terapêuticas (seja elas cirúrgicas, medicamentosas ou psicológicas, entre outras), com a vantagem adicional de se pouparem os recursos para os casos em que não se logrou evitar o aparecimento da patologia. A Saúde Pública e a aplicação dos seus princípios constitui, quanto a mim, a galinha dos ovos de ouro dos Ministérios da Saúde e um dos pilares de sustentabilidade dos sistemas de Saúde a longo prazo, além de que será com toda a probabilidade uma das grandes apostas dos policy makers nesta área.
Reconhecida a importância da Saúde Pública, há que discutir em que campos de acção podem os estudantes em geral, os estudantes de Medicina em particular, e concretamente o Departamento de Saúde Pública (DSP) da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) intervir. Quanto a mim isto pode e deve ocorrer em duas frentes. A primeira delas é a contribuição para a mudança de mentalidades, quer junto da população, quer junto da classe decisora, no sentido de uma cada vez maior importância e um cada vez maior protagonismo das práticas de Saúde Pública na totalidade do nosso Sistema de Saúde. A segunda é uma contribuição prática, e já não apenas teórica, para essa finalidade primeira, o que se co-substancia em actividades concretas de promoção da Saúde junto das populações.
O DSP tem preparadas para este ano quatro actividades, sem prejuízo de novas ideias que se possam entretanto materializar em novos projectos. Destas, as actividades mais implementadas e consolidadas são os rastreios de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus em zonas rurais, normalmente sem acesso a este tipo de cuidados de saúde, pelo menos com orientação para a promoção da saúde. A finalidade destas actividades é a de fazer chegar a populações menos favorecidas grupos de jovens estudantes de medicina motivados para ajudar, que têm papel a desempenhar não só no despiste das referidas doenças mas também a nível de aconselhamento clínico de carácter primário e combate à solidão e à exclusão social a que não raramente estas populações estão sujeitas.
Outras actividades que têm ganho protagonismo são as actividades de comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril, não só pelo simbolismo a elas associado mas também pelo impacto que têm tido junto da população. Cada Coordenador Local do DSP conduz actividades junto da sua comunidade, de acordo com as especificidades regionais, procurando assinalar de forma útil e o mais mediática possível esta efeméride.
Dois projectos têm o seu arranque previsto para o ano de 2005. O primeiro destes procura abordar o problema da inscrição nos registos de dadores voluntários de medula óssea, e tem a designação internacional de Projecto Marrow, ainda sem tradução para a nossa realidade. Em colaboração com o CEDACE, entidade que gere o Registo Português, mobilizar-se-ão estudantes de Medicina no sentido de construir equipas locais dedicadas ao projecto, que depois terão a responsabilidade de informar os respectivos colegas, de os aconselhar e de proceder à recolha de sangue que é necessária para a inscrição no registo, sempre que para tal autorizados. Os principais objectivos são os de informar e sensibilizar os estudantes de Medicina, futuros médicos, para este problema, dotando-os de conhecimento e capacidade de intervenção junto dos seus doentes, além evidentemente de expandir o Registo Nacional à custa dos estudantes de Medicina e de outros que estes consigam influenciar. O segundo projecto que procura arrancar neste ano é o Projecto Dar à Saúde o Primeiro Lugar, projecto de sensibilização e combate ao tabagismo, que para já tem como única associação subscritora a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas, o que espero seja apenas temporário. Trata-se de uma campanha dinâmica e orientada segundo mensagens positivas, que mais uma vez procura dotar os nossos colegas de capacidades de intervenção junto dos seus doentes e dos seus próximos, além de que se procura diminuir o número de estudantes de Medicina fumadores, um problema de Saúde Pública quanto a mim grave.
Posto tudo isto, resta-nos esperar que os projectos implementados pelos Coordenadores Locais, e não apenas aqueles que recebem a chancela da ANEM e do seu DSP, tenham da parte dos estudantes uma adesão correspondente à sua importância e ao seu impacto. A participação é desejável e decisiva para o sucesso dos objectivos a que nos propomos. E nunca nos devemos esquecer daquilo que deve constituir uma prioridade nas nossas decisões – da saúde das pessoas.

segunda-feira, março 07, 2005

Conclusões Reunião ente Internos e Alunos

Como é do vosso conhecimento decorreu ontem na OM de Coimbra uma reunião convocada pelo CNMI com o apoio da ANEM para ouvir opiniões de todos os intervenientes e interessados nesta questão da regulamentarização das repetições do exame de acesso ao novo internato médico.
Esta reunião visava obter consensos no entanto as decisões que dela saíssem não teriam que vincular a ANEM a elas.
Neste momento existem diversas propostas no ar e, por isso, importa reunir consensos para que todos juntos seja possível construir uma alternativa que seja menos lesiva a todos os envolvidos neste processo.
O Departamento de Ed Médica da ANEM vai reunir no próximo fim de semana. Enquanto presidente da ANEM, apelo a todas as AEs/Núcleos para que reunam com os seus alunos e aprovem uma proposta que gere consenso entre eles e que deverá ser apresentada à ANEM para que esta possa criar uma proposta realmente representativa da vontade dos alunos de medicina.

quinta-feira, março 03, 2005

REUNIÃO GERAL DE ALUNOS E MÉDICOS INTERNOS

Em virtude do clima de instabilidade gerado pelo regime de transição a aplicar nos próximos concursos e dada a sua implicação prática junto dos médicos internos e estudantes de medicina, o Conselho Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina têm procurado auscultar a opinião de todos os envolvidos.
vários são os contributos que temos recebido e que zelam para um entendimento conjunto de todos os interessados, por isso, e para melhor rentabilizar estes contributos e respondendo aos anseios expressos por vários colegas, o CNMI entendeu oportuna a realização de uma reunião nacional. esta reunião será realizada com o apoio da ANEM.
A reunião será aberta a todos os que queiram participar: médicos internos dos vários anos de internato e estudantes de medicina.
Realizar-se-á em Coimbra, no próximo Domingo, dia 6 de Março, pelas 17 H na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Aparece!!!