O Conselho Nacional do Médico Interno, a Associação Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina reuniram no dia 6 de Julho com o Dr. Rui Gonçalves, Secretário Geral do Ministério da Saúde, e com o Dr. António Navegas, jurista e Subdirector Geral do Ministério da Saúde.
O Sr. Secretário Geral frisou logo no início que seria uma reunião de auscultação e não de decisão final, contrariando desde logo as legítimas expectativas entretanto criadas. Realçou no entanto o facto de ser intenção do Ministério da Saúde acolher os Médicos Internos da melhor forma possível.
Reconheceu que este processo de transição tem tido bastantes aspectos menos conseguidos, e pretende fazer alterações por forma a obviar, de futuro, outras situações semelhantes.
Durante a reunião, as 3 estruturas apresentaram aquelas que têm sido as reivindicações quer dos Médicos Internos, quer dos Estudantes de Medicina desde há vários meses.
Em termos de informação, o Sr. Secretário Geral revelou que fará publicar em breve uma circular que esclarecerá os moldes do próximo exame, adiantando, desde já, que o exame de seriação acontecerá em Dezembro, em princípio durante a primeira quinzena. Não foi também possível obter uma resposta concreta em relação à abertura ou não deste concurso a colegas que não do Ano Comum. Revelou ainda que em relação ao exame seguinte não estava, nesta altura, tomada qualquer decisão.
O CNMI, ANMI e ANEM manifestaram o seu desagrado pela forma inábil como Ministério da Saúde tem gerido a questão e sobretudo com a falta de uma tomada de posição;
O CNMI, ANMI e ANEM lamentam, uma vez mais, a falta de informação que continua a manter-se sobre as condições de acesso aos próximos concursos do Internato Médico e temem que ao manter-se esta indefinição estejam a contribuir para aumentar o clima de ansiedade e instabilidade entre os mais de 2000 colegas envolvidos.
quinta-feira, julho 07, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário